SÍNDICO PROFISSIONAL: profissão, passa tempo, obrigação, quebra galho ou uma fonte de renda?

Com a mudança no cenário econômico onde muitos profissionais perderam os seus empregos, a figura do síndico em condomínio se tornou uma renda almejada por muitos. O síndico deixou de ser uma figura autoritária e acima de qualquer suspeita para se tornar uma profissão. Ainda não há uma regulamentação para a profissão que pode até não existir, mas assim como a internet, várias categorias de emprego surgiram sem regulamentação, sindicatos ou conselhos que fiscalizem o setor informal.

 

COMO DEFINIR O PERFIL DO SÍNDICO?

Imagine você Conselheiro em um condomínio, preparando-se para uma Assembleia para eleição de síndico onde muitas vezes há simpatizantes e contrários com a atuação do síndico e de repente o atual síndico sugere a você pelos excelentes préstimos assumir a vaga de síndico? O que fazer? Aceitar ou usar a velha desculpa, “eu não tenho tempo!”

Sabemos que geralmente as assembleias são tumultuadas, desorganizadas e até ameaçadoras, pois nela condôminos se tornam engenheiros, encanadores, eletricistas, mestre de obras, enfim expert´s no assunto que muitas vezes o síndico tem que definir isoladamente ou em conjunto com os Conselheiros com acerto de 99%, mas o 1% é que se destaca nas críticas da Assembleia.

Cada pé tem seu sapato assim como cada condomínio tem seu perfil que deve ser analisado, mapeado, identificado e aplicado as melhorias necessárias. O conjunto das ações é que determinam o sucesso ou o fracasso do mandato de síndico. O síndico adquire respeito dos condôminos pelo conjunto da obra.

Os condôminos devem ter uma relação de confiança com o síndico que é o eleito em assembleia para assumir as responsabilidades de manter e valorizar o condomínio. Há uma tendência de que esse “ser” se profissionalize cada vez mais, que tenha tempo, dedicação, conhecimento, organização, habilidades no tratamento com as pessoas e fornecedores.

O condômino quer usufruir de seu condomínio, apertar o controle e o portão abrir, a iluminação funcionar, o elevador em ordem, os espaços bem cuidados e segurança.

Confie na sua percepção, participe mais do seu condomínio e com facilidade terá definido o melhor perfil de síndico para o seu condomínio.

Não há uma fórmula mágica para a escolha do síndico, mesmo porquê, você não terá muitos candidatos a síndico em seu condomínio, portanto arrisque em um síndico profissional que trará experiência, imparcialidade e profissionalismo ao seu condomínio.

A Marmo condomínios é uma administradora de condomínios que também conta com serviços de síndico profissional em Curitiba, trabalhando com honestidade e experiência, para que você tenha tranquilidade e alegria em morar no seu condomínio.

Autor: Fernando Bruning – CRA-PR 13906
Síndico Profissional
Sócio da Marmo Condominios

Recommended Posts